Enem 2024: termina 1º dia; saiba como foram provas de linguagens, humanas e redação
Por Charles Manga
Segundo dia de provas será no próximo domingo, dia 10 de novembro
Terminou às 19h deste domingo (3) o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. A prova começou às 13h30 (horário de Brasília), e o horário de encerramento foi às 19h. Mais de 4,3 milhões de pessoas estavam previstas para fazer o exame que dá acesso ao ensino superior em faculdades de todo o país. O segundo dia de provas será realizado no próximo domingo, dia 10. O Enem é aplicado ao mesmo tempo em todo o Brasil. Por essa razão, o cronograma de aplicação da prova segue o horário oficial de Brasília para os alunos de todos os estados.
No primeiro dia de aplicação do Enem, os participantes responderam a 90 questões, sendo 45 de linguagens, 45 de ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. O Tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Segundo professores consultados pela Rádio, o tema foi "acessível e necessário". Para Caroline Lucena da Silva, coordenadora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Elite Rede de Ensino, o tema se mostrou “não só acessível e de fácil compreensão, mas também necessário“.
Já a prova de linguagens, constituída por 45 perguntas de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira moderna (espanhol ou inglês), foi avaliada como tendo nível “fácil” pelos professores. Segundo Vinicius Beltrão, coordenador de Ensino e Inovações, do SAS Educação, os esportes estavam bastante presentes na prova, “numa perspectiva de discussão e reflexão”. Houve também uma menção à cantora Rita Lee.
Em relação à prova de ciências humanas, com mais 45 perguntas, os docentes destacaram as questões ligadas aos aspectos culturais do Brasil. Segundo Paulo Fernandes, consultor pedagógico do SAS Educação, uma pergunta versava sobre a inserção de povos tradicionais na internet como forma de ganhar espaço nesses lugares.
Outra abordava a invisibilização das pessoas negras nas redes sociais, contando o caso de uma influenciadora negra não tinha tanta veiculação do seu conteúdo, mas quando ela passou a colocar conteúdo de pessoas brancas, ela aumentou seu alcance. Apareceram ainda temas ambientais, como o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG) e o desmatamento da Amazônia.
Fonte : Superintendência da Educação DF